O escolha—arquitectura é um programa organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos que decorre entre março e julho de 2016, com o objectivo de afirmar a aproximação da arquitectura a um público alargado. Um programa diversificado, composto por ferramentas, concursos, filmes, exposição e publicação, com o objectivo de incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitectura como forma de garantir a qualidade dos espaços que habitamos, colocando os concursos de arquitectura no debate de ideias sobre a cidade.
porquê escolher arquitectura
Esta é uma interrogação que gostávamos de não precisar de fazer. E no entanto, esta é a pergunta com que confrontamos constantemente e para a qual procuramos as respostas que acreditamos serem as mais correctas.
Nesta busca, adoptamos a fórmula composta do escolha—arquitectura porque entendemos que faz a síntese desta emergência. É fundamental que a arquitectura salte dos circuitos circunscritos para o quotidiano dos cidadãos.
É necessário que se escolha a arquitectura uma única vez – e se aceite o seu papel constante na definição da nossa qualidade de vida. É certo que é preciso descomplicar a linguagem, simplificar os procedimentos e facilitar a ligação com os profissionais. Multiplicar a possibilidade de escolha.
Por isso criamos instrumentos digitais com o propósito de tornar fácil a percepção do custo de uma obra. Ou a selecção de um arquitecto ou equipa. Ou, indo ainda mais longe, a realização ágil e intuitiva de um concurso de arquitectura.
Pelo meio, e porque desde os meados do século XIX, que o tema dos concursos é frutífero em Portugal, contando já com cerca de meio milhar de processos e obras marcantes, decidimos assinalar esse incontestável valor com o lançamento de uma exposição, um livro e uma base de dados dos concursos levados a cabo em Portugal. Um acervo único, aberto à participação de todos.
E porque, no princípio e no fim de tudo estão as pessoas, documentamos 6 filmes sobre histórias reais de encontros entre arquitectos e clientes, com uma obra pelo meio.
Escolher um arquitecto é um acto simples de quem está consciente sobre a realidade em que quer viver. Escolher um projecto entre vários é escolher arquitectura com a possibilidade de decidir pela melhor solução. A dimensão democrática do processo de concurso explorada intensamente, tanto no que respeita ao acesso à encomenda como na escolha do projecto, deverá ser uma exigência para novos hábitos em tempos de mudança.
O nosso contributo é este: escolha-arquitectura.
Junte-se a nós!
Presidente do Conselho Directivo Regional Sul da Ordem dos Arquitectos
equipa
Conselho Directivo Regional Sul
Conselho Directivo Regional do Sul
Presidente Rui Alexandre
Vice-Presidente Paulo Borralho
Vogais Joana Seixas Nunes, Luís Afonso, Margarida Ventosa, Patrícia Caldeira, Paulo Borralho, Tiago Mota, Vanda Viseu Alves
Conselho Consultivo
Diogo Seixas Lopes
Inês Lobo
Michel Toussaint
Nuno Grande
Equipa executiva
Produção executiva
Carla Cardoso
Comunicação
Margarida Ventosa
Rita Morgado
Assessoria de Imprensa
Margarida Portugal
Design
R2 · www.r2design.pt
Webdevelopment
Thisislove
Fotografia
Thisislove
Directório de arquitectos
João Fagulha, Paulo Borralho
Simulador de Custo Obra
João Fagulha, Paulo Borralho, Bruno Rodrigues, Paulo Malen
Serviço Concursos
João Costa Ribeiro, Paulo Borralho e Célia Faria
Wiz Interactive — webdevelopment
Concursos Temáticos
João Costa Ribeiro e Célia Faria
Boas Práticas
Tiago Mota
Canal 180 — Realização
Arquitectura em Concurso
Luis Santiago Baptista — curadoria
João Costa Ribeiro e Tiago Mota — coordenação
António Henriques — investigação
FOR STUDIO — espaço expositivo